Autor:

"Gabriel Marcondes dos Santos"

A resposta da proteção social à COVID-19 no Brasil

Artigo publicado na Série de Documentos de Política | COVID19 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Este artigo descreve a rede de proteção social brasileira e sua resposta à crise da COVID-19 em termos de cobertura, sustentabilidade fiscal e impacto sobre a pobreza. Traz também a discussão sobre a necessidade de reformular uma rede de proteção que seja eficiente e economicamente viável.

SÍNTESE DE EVIDÊNCIAS – Pandemia de covid-19: o que sabemos sobre os efeitos da interrupção das aulas sobre os resultados educacionais?

Fortemente abalado pela pandemia de covid-19, o setor educacional busca discutir como a interrupção das aulas e da rotina escolar afeta crianças e jovens e quais seriam os possíveis efeitos sobre o aprendizado. Este documento apresenta algumas contribuições para essa discussão. A primeira seção traz um levantamento de evidências científicas sobre os efeitos da interrupção das aulas presenciais sobre duas dimensões de interesse: a proficiência e o abandono escolar dos alunos. Como o ensino remoto tem sido largamente utilizado como uma alternativa, foi também levantada evidência existente sobre sua efetividade no aprendizado. Por fim, são apresentadas evidências recentes dos efeitos da pandemia da covid-19 sobre os resultados educacionais de alunos e alunas em diferentes países. Na segunda seção, são apresentados os resultados de uma simulação, com dados brasileiros, do aprendizado não realizado em 2020. O estudo foi realizado com apoio da Fundação Lemann.