Clear fará pesquisa de avaliação de impacto do PIM
A coordenadora de projetos do Clear visitou municípios atendidos pelo projeto
Juliana Camargo, coordenadora de projetos do FGV EESP Clear, visitou na última semana municípios do Rio Grande do Sul para pesquisa de avaliação de impacto do Primeira Infância Melhor (PIM), uma política pública que visa o desenvolvimento integral da Primeira infância.
O PIM tem como referência o Educa a tu Hijo, um projeto cubano do Centro de Referência Latinoamerica para la Educación Preescolar (Celep). Elaborado desde de 2003, em 2006 se tornou Lei Estadual ( n.º12.544), é um dos projetos com prioridade na Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul e inspiração para projetos similares em outros estados brasileiros.
O objetivo do projeto é desenvolver plenamente as capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano com base na Comunidade, a Família e a Intersetorialidade. O PIM atua através de visitas semanais aos domicílios e comunidades em situação de risco ou de vulnerabilidade social com o intuito de fortificar a capacidade de educação e cuidados com as crianças.
A coordenadora de projetos do Clear visitou Estância Velha, Serafina Corrêa, Palmeiras das Missões e Lagoa Vermelha, municípios que concordaram em participar da pesquisa. Nessas visitas foram realizados workshops com integrantes do Grupo Técnico Municipal, monitores e os visitadores do projeto. “Explicamos o que é a pesquisa, o que é uma avaliação de impacto, o que precisamos de cada município, explicamos do que eles estão fazendo parte, quais os objetivos, o que se tornará a pesquisa”, relata Juliana Camargo. A visita também serviu para a compreensão da realidade de cada município, suas particularidades e as possíveis dificuldades durante o processo de participação da pesquisa.
Para mais informações: Clique Aqui