Educação foi um dos destaques da Semana de Avaliação gLocal 2020

03 de julho de 2020 - 3 min de leitura

por: Equipe FGV Clear

Tags:

Durante a Semana de Avaliação gLocal 2020, atividades abordaram o Monitoramento e Avaliação (M&A) de políticas e práticas educacionais a partir de perspectivas variadas. Instituições públicas, além de organizações privadas e do terceiro setor apresentaram suas experiências de pesquisa e trabalho e refletiram, junto com o público, sobre desafios e oportunidades atuais para a área.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) trouxe o debate sobre a construção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica. A atividade foi feita pela Coordenação Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais. Os pesquisadores da CGIME destacaram a necessidade de um olhar contextualizado para a educação profissional e tecnológica.

Educação Foto 1

Os números atuais de estudantes matriculados no ensino profissional e tecnológico mostram a importância da construção de práticas de avaliação do setor. A educação profissional do ensino médio somava 1,9 milhão de matrículas, de acordo com o Censo Escolar 2019. Os cursos tecnológicos do ensino superior, por sua vez, tiveram grande crescimento em anos recentes. As matrículas cresceram 103%, chegando a mais de um milhão de estudantes, de acordo com o Censo da Educação Superior 2018. Acesse aqui o link para a transmissão do evento.

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão do estado, trouxe uma abordagem local. Trata-se da experiência de avaliação da educação em tempo integral nas escolas públicas de ensino médio do estado, implantada em 2016. A pesquisa, desenvolvida pelo Laboratório de Análise de Dados e Economia da Educação da Universidade Federal do Ceará (educLAB/UFC), busca verificar quais foram os impactos da educação integral sobre o desempenho acadêmico dos alunos.

“É preciso explorar muito mais esse tema para que se possa, com algum grau de certeza, dizer que o tempo integral tem uma eficácia, tem impacto sobre resultados sociais e educacionais”, disse Alessandra Benevides, pesquisadora do educLAB, mostrando a importância do M&A dos impactos das políticas adotadas. O evento está disponível através do link.

Educação Foto 2

Educação e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A dez anos do prazo para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), acordados globalmente na Agenda 2030, também foram realizados eventos em português que trataram especificamente da posição da educação entre os ODS.

A Faculdade CESGRANRIO jogou luz sobre a importância do M&A para o cumprimento das metas estabelecidas no ODS 4, que trata especificamente da educação. As apresentações foram baseadas em resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, na sigla em inglês) e estudos avaliativos desenvolvidos no Mestrado Profissional em Avaliação da instituição. Os participantes apresentaram desafios e caminhos para escolas brasileiras melhorarem o desempenho de seus alunos e terem mais sucesso para alcançar as metas. Assista aqui, aqui e aqui.

Educação Foto 3

A Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande (MT) realizou na gLocal um treinamento para colaboradores dos projetos inscritos na Rede, que apoia a Educação Integral no município mato-grossense. Ela é formada por organizações que atendem crianças e adolescentes no contraturno escolar e pelas secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. O evento teve o objetivo de ajudar os participantes a identificar como os ODS e as práticas locais estão interligadas, afinal além da meta específica, a Agenda 2030 traz objetivos para erradicar a pobreza mundial, garantir um futuro de paz, liberdade e prosperidade para os indivíduos e proteger o planeta.

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.