Guia para Avaliar e Monitorar Políticas Públicas

O “Guia para Avaliar Políticas Públicas” é fruto da colaboração entre o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e o Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e África Lusófona (FGV EESP Clear), da Fundação Getúlio Vargas. Trata-se de um roteiro prático com orientações sobre como planejar o monitoramento e a avaliação de políticas públicas, podendo ser utilizado tanto pelo Poder Executivo Estadual, Municipal, e até mesmo pelo Terceiro Setor.  

A escolha dentre as metodologias disponíveis depende das características e do estágio de maturidade das políticas, bem como das perguntas que se espera responder, como: A intervenção tem sido bem implementada? Quem são os seus beneficiários? Os impactos esperados foram alcançados? O custo é razoável em relação aos benefícios?

Portanto, o Guia é como uma bússola para os gestores envolvidos com Monitoramento & Avaliação em seus órgãos de atuação. Ele norteia os caminhos para uma boa avaliação e é útil aos profissionais que desejam implementar e gerenciar políticas públicas baseadas em evidências.

O conteúdo do Guia foi organizado em quatro volumes, cada qual referente a uma metodologia (Avaliação Ex Ante, Avaliação Ex Post, Análise Executiva e Monitoramento), além do mapa introdutório. Cada volume apresenta o arcabouço teórico, as diretrizes para orientação do gestor, além de exemplos práticos que demonstram a aplicação das técnicas de avaliação em casos de políticas capixabas, nacionais ou internacionais. 

Logo abaixo, estão disponíveis os templates (modelos) necessários para a elaboração e a condução dos projetos de monitoramento e avaliação. 

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard