FGV EESP Clear inicia ano de formações com Curso de Introdução à Avaliação de Impacto
O FGV EESP Clear inicia o ano de formações em capacidades e técnicas de Monitoramento em Avaliação (M&A) com o curso de Introdução à Avaliação de Impacto oferecido em parceria com o governo de Cabo Verde. As aulas ocorreram na segunda metade de janeiro e foram realizadas junto a servidores do país envolvidos com o planejamento de políticas públicas, programas governamentais e estratégias de desenvolvimento.

Cada aula apresentou uma abordagem teórica específica, dentro do escopo da Avaliação de Impacto, e discussões em grupo para a preparação do trabalho final, planos de avaliação para programas do país. Os trabalhos foram apresentados e avaliados na última aula, no dia 29 de janeiro.
“A dedicação de todos e todas pôde ser constatada na apresentação final dos trabalhos, que superaram as expectativas. Em duas semanas, os participantes conseguiram compreender conceitos complexos relacionados à avaliação de impacto e aplicar estes conhecimentos analisando um programa real, com bastante maturidade sobre a importância desse tipo de avaliação”, considera Priscilla Bacalhau, pesquisadora do FGV EESP Clear e facilitadora responsável pelo curso.
A equipe do FGV EESP Clear vem trabalhando em parceria com governos, universidades e sociedade civil de países da África Lusófona em prol da construção de sistemas e capacidades de M&A nos países da região. São realizadas formações voltadas para os contextos e questões específicos de cada país. O curso deste início de ano teve, desta forma, como ponto central discussões e atividades baseadas em políticas e temáticas vigentes localmente.
“Finalizo esse curso com a certeza de que os parceiros em Cabo Verde estão empenhados em aperfeiçoar continuamente suas políticas públicas baseadas em evidências”, conclui Priscilla Bacalhau.

Breve histórico sobre os cursos do Clear com parceiros da África Lusófona
Em setembro de 2019, a Iniciativa Clear e a Associação Africana de Avaliação (AfrEA, na sigla em inglês) organizaram em Acra, capital de Gana, uma oficina de planejamento para desenvolver de forma harmonizada uma abordagem do M&A em todo o continente africano.
Em junho de 2020, foram realizadas outras reuniões para discutir as capacidades de M&A nos países africanos e a identificação de possíveis ações e parcerias. Foram definidas como prioritárias a realização de diagnósticos sobre M&A e formações específicas na área. A Iniciativa Clear é composta por seis centros regionais, e três deles, incluindo o FGV EESP Clear, têm foco no cenário de M&A no continente africano, em países de língua portuguesa, inglesa e francesa.