Formação e ampliação de horizontes: os eventos do FGV EESP Clear na gLocal 2020

09 de maio de 2020 - 4 min de leitura

por: Equipe FGV Clear

Tags:

67966-Glocal-web-P-fixed-date-1

A Semana de Avaliação gLocal 2020 é oportunidade para intercâmbio de conhecimentos entre especialistas, gestores públicos, profissionais, estudantes e demais interessados nos temas de Monitoramento e Avaliação (M&A) de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento. A quantidade de atividades inscritas – mais de 260 em todo o mundo – faz com que esta seja a maior edição do evento anual, que acontece de 1 a 5 de junho de 2020.

“É uma oportunidade única para compartilhar experiências, desafios e boas práticas no uso de evidências para tomada de decisão em políticas públicas. É um espaço de aprendizado, discussão e reflexão em torno do tema de monitoramento e avaliação de políticas públicas. Além de fortalecer o contato com a rede de M&A”, considera Juliana Camargo, pesquisadora do FGV EESP Clear.

Reunimos abaixo as atividades organizadas e apresentadas pela equipe do FGV EESP Clear para a Semana de Avaliação gLocal deste ano. Elas vão desde oficinas de introdução ao tema para estudantes até painéis de debate acerca do cenário do M&A nos países da África lusófona e discussão sobre as estratégias de combate à pandemia de covid-19 nos países de língua portuguesa. A ordem de apresentação dos eventos foi feita de acordo com a data e os horários em que serão realizados.

1. Workshop de Introdução ao Monitoramento e Avaliação

Quando: 1 a 4 de junho, de 18h às 20h.

Inscrição: https://www.glocalevalweek.org/pt-pt/event-detail/786

O workshop, oferecido por pesquisadores do FGV EESP Clear e voltado para alunos de graduação e pós-graduação, visa capacitar os participantes em competências específicas sobre planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas no contexto da gestão baseada em evidências.

A ideia é que os participantes sejam capazes, ao final, de entender a relação entre teoria da mudança e modelo lógico; entender a relação entre teoria da mudança e indicadores; e compreender a relação entre teoria da mudança e metodologias de avaliação.

A oficina será ministrada pelos pesquisadores do FGV EESP Clear Gabriel Weber Costa e Juliana Camargo.

2. Monitoramento e Avaliação de políticas públicas na África Lusófona

Quando: 3 de junho, de 9h às 11h, horário de Brasília (GMT -3).

Inscrição: https://www.glocalevalweek.org/pt-pt/event-detail/926

Nos últimos vinte anos houve um aumento no número de profissionais, organizações voluntárias, empresas privadas, universidades e agências de fomento trabalhando no continente africano para o fortalecimento das capacidades de monitoramento e avaliação de políticas públicas. O painel visa permitir o compartilhamento de boas práticas de M&A nos países africanos de língua portuguesa, contribuindo para a disseminação de conhecimentos, o intercâmbio de experiências e ajudando na formação de uma rede de M&A na África Lusófona.

O painel será coordenado por André Portela de Souza, diretor do FGV EESP Clear.

3. Painel Covid-19: Iniciativa de Monitoramento entre Países Lusófonos

Quando: 4 de junho, de 9h às 11h, horário de Brasília (GMT -3).

Inscrição: https://www.glocalevalweek.org/pt-pt/event-detail/1162

O painel busca discutir o panorama de iniciativas internacionais, nacionais e subnacionais entre países de língua portuguesa, voltadas ao monitoramento das medidas de combate à pandemia de covid-19. O debate tem como foco boas práticas de monitoramento diante dos desafios impostos pela pandemia.

A atividade será mediada coordenada por Gabriela Lacerda, gerente de relações institucionais do FGV EESP Clear.

4. Panorama do Ecossistema de Investimentos de Impacto Social

Quando: 5 de junho, de 14h às 15h30

Inscrição: https://glocalevalweek.org/pt-pt/event-detail/913

A mesa terá como objetivo apresentar o panorama do ecossistema de investimentos de impacto social no Brasil e os desafios para sua consolidação no Brasil. Um foco especial será dado à mensuração desse impacto social: os palestrantes serão convidados a discutir as técnicas de mensuração utilizadas na área, suas vantagens e desvantagens.

Mediada por Lycia Lima, vice-diretora do FGV EESP Clear, a mesa terá entre os participantes os principais atores desse ecossistema.

 

A semana gLocal

Os mais de 200 eventos da Semana de Avaliação gLocal 2020 em todo o mundo vão reunir especialistas para discutir e ensinar sobre planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento. Cada atividade terá um foco específico, de acordo com a experiência e a linha de atuação dos organizadores, co-organizadores e participantes convidados. A lista com todos os eventos pode ser conferida no portal https://www.glocalevalweek.org/pt-pt/events.

A Semana de Avaliação gLocal 2020 acontece num momento único e, até o início deste ano, inesperado. A pandemia de covid-19 impõe o isolamento social como estratégia mais efetiva para impedir a disseminação do vírus. Grande parte dos eventos planejados para a gLocal tiveram de ser adaptados para o atual contexto. Todos eles serão transmitidos pela internet, através de diferentes plataformas.

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.