FGV EESP Clear marca presença no 10º Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

29 de setembro de 2022 - 3 min de leitura

por: Equipe FGV Clear

Tags: Avaliação Convocatória Evento evidências GEI Monitoramento RBMA Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

O 10º Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) trouxe como tema “A Avaliação como Prática para a Justiça Social” e reuniu dezenas de profissionais de monitoramento e avaliação, gestores públicos, pesquisadores e estudantes em mesas redondas e apresentações sobre diversos aspectos do campo de monitoramento e avaliação (M&A). O evento foi realizado nos dias 14 e 15 de setembro de 2022 e teve participação de Lycia Lima, nossa vice-diretora, e de Gabriela Lacerda, gerente de Relações Institucionais em nossa equipe. 

Lycia Lima, que também é professora da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), apresentou stand virtual sobre o trabalho da Iniciativa Clear e da Iniciativa Global de Avaliação (GEI, na sigla em inglês) na promoção da cultura e de práticas de M&A ao redor do mundo. Ela também falou sobre a nova ênfase em Políticas Públicas do Mestrado Profissional em Finanças e Economia da FGV EESP, oferecida em parceria com o FGV EESP Clear, que visa propiciar formação aprofundada a profissionais que atuam no desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. 

A ênfase, lançada no início de 2022 no webinar “Políticas Públicas sob a Ótica da Economia”, disponível no Youtube da FGV, tem foco em sólidos componentes de microeconomia e análise quantitativa dos outros mestrados profissionais da FGV EESP, com o acréscimo dos diferenciais de economia do setor público, economia da informação e ferramentas úteis para M&A, entre outros. O curso tem uma abordagem dinâmica, mesclando teoria e prática. A estrutura com períodos letivos regular e concentrado também permite que o aluno escolha a grade de horário que mais se adequa a sua rotina. 

Todas as informações sobre a nova ênfase, bolsas de estudo disponíveis e como fazer a inscrição podem ser encontradas no site da FGV EESP clicando aqui. 

Formação de novos profissionais de M&A

Já no início da tarde de 15 de setembro, Gabriela Lacerda participou da mesa redonda “Profissionalização do campo da avaliação: como formamos?”. Ela apresentou como é nossa atuação no apoio à formação e ao desenvolvimento de competências avaliativas nos países da África Lusófona e no Brasil, destacando projetos desenvolvidos pelo FGV EESP Clear e pela GEI nestes países. 

“A formação de avaliadores é um tema central se a gente quer avançar no campo de M&A”, considerou Lacerda, que também comentou avanços nesta área em diferentes níveis de governo e considerando outros públicos, como profissionais do terceiro setor e acadêmicos. Também foram apresentadas experiências das assessorias de avaliação desenvolvidas por nossa equipe junto a parceiros nos países em que atuamos, além da elaboração de Guias de M&A e outras iniciativas, como a Convocatória de Avaliação Executiva. 

A mesa redonda também teve a participação de atores de diferentes áreas. O professor Alcides Gussi, professor na Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), falou sobre a experiência de formação de novos avaliadores da instituição, que possui um Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas há mais de dez anos, sendo pioneira no campo no Brasil.  

Já Pablo Rodríguez-Bilella, avaliador e pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), órgão do governo federal argentino, abordou em sua apresentação diversos aspectos sobre a profissionalização da avaliação, incluindo as disputas sobre o que seria esse processo e sobre o próprio conceito de profissionalização no campo. Quem fechou a mesa redonda foi Fabrizio Rigout, diretor da consultoria Plan Eval. Ele compartilhou o trabalho da consultoria e a experiência de sistematização dos aprendizados de avaliações realizadas nos últimos dez anos. 

A mesa foi mediada por Márcia Joppert, diretora executiva da RBMA. 

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.