Pelo fortalecimento
da agenda de M&A
na África Lusófona
e no Brasil

O FGV EESP CLEAR nasceu em 2015 para fomentar e fortalecer a agenda de monitoramento e avaliação (M&A) de políticas públicas nos países africanos de língua portuguesa e no Brasil. Nosso maior objetivo é contribuir para o uso de evidência na gestão governamental nesses territórios e para a institucionalização de sistemas de M&A onde atuamos.

Nesse sentido, trabalhamos em parceria com governos de todas as esferas administrativas, universidades e pesquisadores, organizações da sociedade civil e do setor privado com o intuito de criar, desenvolver e consolidar capacidades em M&A e uma cultura de gestão baseada em evidências para políticas públicas e projetos de organizações do terceiro setor, organismos internacionais, entre outros.

E como isso ocorre? Por meio de capacitação e treinamento de lideranças e gestores públicos, pesquisadores, avaliadores e profissionais interessados. Oferecemos ainda assessorias e assistência técnica para auxiliar nossos parceiros na institucionalização, no desenho e na aplicação de práticas de monitoramento e avaliação. Também produzimos e disseminamos conhecimentos sobre o segmento: fazemos isso por meio de pesquisas e estudos aplicados, consultorias e avaliações conforme a demanda de nossos parceiros, além da organização de eventos presenciais e remotos, iniciativas que valorizam boas práticas e produção e promoção de conteúdos em diferentes formatos e mídias (da publicação de artigos científicos e sínteses de evidências à criação de podcasts, newsletters e compartilhamento de informações em redes sociais).



Mapa de atuação

BRASIL

BRASIL

Atuação em várias frentes com parceiros diversos. Em 2021, entre outras ações, o FGV EESP CLEAR assessorou o governo federal na avaliação de diferentes programas, contribuiu com os governos de Minas Gerais e do Maranhão no desenho de sistemas de monitoramento e avaliação, participou de avaliações de impacto dos governos de São Paulo e do Rio Grande do Sul e produziu uma série de sínteses de evidências. Desde sua fundação, o CLEAR contribuiu para a construção do sistema de M&A do Estado do Espírito Santo, em 2017, e auxiliou o governo federal na produção de seus guias de avaliação ex ante e ex post.

CABO VERDE

CABO VERDE

O governo nacional de Cabo Verde é um dos principais parceiros do FGV EESP CLEAR na África Lusófona. Há mais de três anos o centro apoia o país no desenho e na implementação de seu sistema nacional de M&A, além de oferecer capacitações para gestores e técnicos governamentais de diversos níveis e auxiliar o governo na aplicação de avaliações. Também dialoga com a universidade e a sociedade civil cabo-verdiana.

Guiné-Bissau

Guiné-Bissau

Parcerias entre o FGV EESP CLEAR e instituições governamentais, acadêmicas e da sociedade civil guineenses estão em fase de construção. Atuando em parceria com organismos multilaterais como o Banco Mundial e o Unicef, o centro já ofereceu vagas em cursos sobre monitoramento e avaliação de políticas públicas e produziu conteúdos para gestores públicos, estudantes e pesquisadores.

São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe

O FGV EESP CLEAR desenvolveu com o governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe um diagnóstico das necessidades e capacidades em M&A. Também apoiou a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Capacidades em Monitoramento e Avaliação, instrumento utilizado para guiar iniciativas futuras de M&A no país. Também mantém diálogo aberto com organismos multilaterais e gestores estratégicos do país por meio de capacitações.

ANGOLA

ANGOLA

Em sua estratégia de aproximação com atores relevantes do campo de monitoramento e avaliação de Angola, o FGV EESP CLEAR busca construir um relacionamento institucional próximo com o governo nacional em parceria com organismos multilaterais e organizações da sociedade civil. Já ofereceu cursos de formação independentes e em parceria com a Organização das Nações Unidas para integrantes do governo.

MOÇAMBIQUE

MOÇAMBIQUE

Atua em colaboração com o Ministério da Economia e Finanças e com o Unicef, parceria que gerou a produção do relatório de análise e recomendações futuras de monitoramento e avaliação dentro da Revisão Voluntária Nacional (RNV) da Agenda 2030 do país. Além disso, desenvolveu um diagnóstico das necessidades e capacidades em monitoramento e avaliação, a partir do qual foi estabelecido um plano de desenvolvimento de capacidades. Atualmente, contribui no âmbito do Subsistema de Monitoria e Avaliação do país, integrando a avaliação nos processo de planejamento, orçamento e monitoramento. Representantes estratégicos do Governo de Moçambique já participaram de cursos e eventos do centro.

As nossas linhas
de atuação

Dentro da missão de apoiar avaliadores independentes, gestores e órgãos governamentais, universidades e pesquisadores e organizações privadas e da sociedade civil a avançar nas práticas de M&A, o FGV EESP CLEAR tem seu trabalho estruturado interdisciplinarmente em quatro linhas de atuação:

1

Desenvolvimento de cultura de tomada de decisões com base em evidências

Atuamos de forma central e em permanente interação com governos e outros parceiros para identificar necessidades e desenvolver, de forma colaborativa, capacidades e soluções em M&A de acordo com demandas específicas. Serviços: diagnóstico de necessidades e capacidades em M&A, assistência técnica para institucionalização de sistemas de M&A, assessoria na realização de avaliações.

2

Fortalecimento de habilidades em M&A

Para que um ecossistema de excelência em M&A se consolide, entendemos que é preciso que seus profissionais estejam sempre ampliando seus conhecimentos e melhorando suas práticas. Nesse sentido, o FGV EESP CLEAR oferece formações abertas e sob demanda a servidores públicos, acadêmicos e membros da sociedade civil. Desde 2015, mais de 50 atividades, presenciais e remotas, foram realizadas na África Lusófona e no Brasil.

3

Geração de conhecimento em M&A

O FGV EESP CLEAR realiza avaliações de impacto e análise de dados em parceria com governos na África Lusófona e no Brasil. Também desenvolve publicações técnicas, como guias de M&A, e acadêmicas e sínteses de evidências para facilitar o acesso ao conhecimento especializado a gestores públicos, profissionais da área, pesquisadores e estudantes.

4

Disseminação de conhecimento em M&A

Missão de disseminar e traduzir conhecimentos e práticas de M&A que se destacam em todo o mundo e também comunicar as atividades e projetos do FGV EESP CLEAR, organizar eventos presenciais e remotos e ampliar a visibilidade do centro.

Portfólio de projetos

Desde sua fundação, o FGV EESP CLEAR trabalha em parceria com governos nacionais e subnacionais, universidades, organizações da sociedade civil, empresas, fundações e organismos multilaterais no Brasil e em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Ao longo deste período foram desenvolvidos projetos em diversas frentes, com objetivo de avaliar, gerar conhecimento e fornecer subsídios para o desenvolvimento, redesenho, adaptação e melhoria de programas e políticas públicas.

Linha do tempo

2010

Lançamento da Iniciativa Clear, inovando na abordagem das práticas de M&A globalmente.

2015

Início das atividades do FGV EESP CLEAR, centro voltado para o trabalho de M&A com os países da África Lusófona e o Brasil.

2016

Formulação e início da oferta do curso Formação em Monitoramento e Avaliação (ForMA), customizado para gestores públicos estaduais do Espírito Santo e de São Paulo.

2017

Apoio na criação do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (Simapp) do Estado do Espírito Santo, instituído pela Lei Estadual 10.744.

2018

Apoio na produção dos Guias de Avaliação de Políticas Públicas Ex Ante e Ex Post do governo federal brasileiro.

2019

Encontro de Acra, em Gana: evento que marcou a intensificação das atividades do FGV EESP CLEAR nos países luso-africanos.

2020

Lançamento do Prêmio Evidência em parceria com Enap e Imds. Iniciativa inédita no Brasil para reconhecer e valorizar políticas públicas baseadas em evidências.

Início da oferta estruturada de cursos e capacitações para países da África Lusófona.

2021

Lançamento da Iniciativa Global de Avaliação (GEI), tendo o FGV EESP CLEAR como um de seus parceiros implementadores.

Governos estaduais do Maranhão e de Minas Gerais aprovam legislação que cria seus sistemas de M&A.

2022

Retomada das missões internacionais com agenda de trabalho em Moçambique e Cabo Verde.

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.