Um movimento global pelo
fortalecimento de capacidades
e sistemas de M&A

O Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil (FGV EESP CLEAR) foi estabelecido em 2015 e é um dos seis centros regionais da Iniciativa CLEAR, todos sediados em instituições acadêmicas de relevância internacional no Sul global. É também parceiro implementador da Iniciativa Global de Avaliação (GEI). Juntas, essas organizações formam um movimento global visando atender a demanda crescente por tomadas de decisão baseadas em evidências por parte de governos, doadores e financiadores de políticas públicas e programas. Por meio de produtos e serviços harmonizados e adaptados, os centros regionais CLEAR visam construir sistemas e estruturas sustentáveis de monitoramento e avaliação (M&A) nos países onde atuam.

Os centros CLEAR têm uma maneira única de desenvolver capacidade de M&A por meio da colaboração com parceiros locais, incluindo agências governamentais, instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil. Trabalhamos com a sociedade civil para ajudar a gerar conscientização e demanda por serviços de M&A.

O FGV EESP CLEAR atua no Brasil e em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, estruturando suas ações em quatro eixos ou linhas de atuação.

1
Desenvolvimento de
cultura de tomada de
decisões com base
em evidências
2
Fortalecimento de
habilidades em M&A
3
Geração de
conhecimento em M&A
4
Disseminação de
conhecimento em M&A

CLEAR e FGV: parceria internacional

O CLEAR África Lusófona e Brasil tem sede na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), como um núcleo do Centro de Estudos em Microeconomia Aplicada (C-Micro). Beneficia-se, portanto, do ambiente multidisciplinar da FGV, que conta com renomado programa acadêmico em Administração Pública e Governo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP).

Olhar global de M&A:
Iniciativa Clear e GEI

Lançada em 2021, a Iniciativa Global de Avaliação (GEI) é uma parceria centrada na visão de que melhores evidências contribuem para melhores políticas e, em última análise, para vidas melhores. Seu objetivo é apoiar países em desenvolvimento a encontrar soluções e financiamento para seus sistemas de M&A e o desenvolvimento de capacidades, aproveitando os pontos fortes e conhecimento interno a esses países. Os centros CLEAR são coordenados por meio da GEI, que administra o financiamento de doadores, oferece orientação estratégica e promove aprendizado e colaboração em nível global.

Oportunidades

O FGV EESP CLEAR abre regularmente oportunidades de trabalho e colaboração em pesquisas no campo de monitoramento e avaliação de políticas públicas e programas. As oportunidades são atualizadas no nosso site e divulgada nas nossas redes sociais. Fique por dentro!

Equipe FGV EESP Clear:
diversidade, compromisso e competência

{{cada.nome}}

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.