Conheça nossas
soluções em
monitoramento
e avaliação (M&A)

Cursos e
capacitações

A oferta de cursos, capacitações e treinamentos sobre uso de evidências nas políticas públicas e teoria e prática em monitoramento e avaliação é uma das principais linhas de atuação do FGV EESP CLEAR. São programas regulares e que também podem ser elaborados sob demanda, de acordo com a necessidade de nossos parceiros. O público de interesse dessas atividades são: gestores públicos de governos nacionais e subnacionais, avaliadores independentes, pesquisadores e acadêmicos em geral, estudantes, profissionais de organizações da sociedade civil e pessoas interessadas em M&A.

Pesquisa aplicada
e avaliações

Investigação científica e avaliações de impacto conduzidas em parceria com governos e outros provedores de bens públicos. Desenvolvimento de publicações técnicas e acadêmicas, traduções para o português e relatórios de sínteses de evidências para facilitar o acesso ao conhecimento especializado a gestores públicos, pesquisadores e estudantes. Essas são algumas iniciativas que o FGV EESP CLEAR oferece ao desenvolver iniciativas de geração de conhecimento e pesquisa aplicada em M&A.

Assessorias
em avaliação

Assessoria voltada a instituições públicas na África Lusófona e no Brasil que buscam desenvolver avaliações de diferentes tipos, incluindo avaliações executivas, avaliações ex ante e avaliações ex post. Solução é planejada a partir de perguntas avaliativas definidas pelos parceiros e a realização de oficinas para capacitar gestores para a prática de monitoramento e avaliação e apoio ao desenvolvimento de ferramentas de M&A.

Guias
de M&A

Guias e manuais sobre uso de evidências e monitoramento e avaliação de políticas públicas são ferramentas norteadoras para governos  iniciarem, fortalecerem e consolidarem suas práticas de M&A. Apoio à produção desses produtos também faz parte do portfólio de serviços do FGV EESP CLEAR.

Sistemas
de M&A

Governos nacionais e subnacionais interessados em institucionalizar suas práticas de monitoramento e avaliação num sistema estruturado contam com o apoio do FGV EESP CLEAR. Nossos serviços para o desenvolvimento de um sistema de M&A incluem desenho de governança, normas, diretrizes e atividades para guiar a tomada de decisão com base em evidência, além de capacitação de equipes por meio de cursos e workshops. Registramos em nosso portfólio suporte ao desenvolvimento dos sistemas de M&A estaduais dos governos do Espírito Santo, Maranhão e Minas Gerais, no Brasil, e dos sistemas nacionais de Cabo Verde e Moçambique.

MESA

A solução MESA oferecida pelo FGV EESP CLEAR vem da sigla em inglês “Monitoring and Evaluation Systems Analysis” (Análise de Sistemas de Monitoramento e Avaliação). A aplicação dessa ferramenta inovadora visa realizar um amplo diagnóstico sobre um sistema de monitoramento e avaliação (M&A) de um governo subnacional, nacional e até de uma região inteira ou setor econômico.

Conheça também

Programa CLEAR Nordeste

Iniciativa do FGV EESP CLEAR em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos da Fundação Oswaldo Cruz (Cidacs-Fiocruz). Busca promover o fortalecimento da cultura de monitoramento e avaliação (M&A) de políticas e programas públicos nos governos estaduais e prefeituras do Nordeste brasileiro por meio de uma rede formada por administrações públicas, universidades e organizações sociais e do setor privado, bem como do apoio a atividades de formação e construção de capacidades em M&A.

Convocatória de Avaliação Executiva

Tem como objetivo apoiar gestores públicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe na realização de avaliações executivas, de modo a fortalecer competências avaliativas e a cultura de políticas públicas orientadas por evidências, além de promover iniciativas de avaliação associadas à Agenda 2030. A iniciativa inclui curso e oficinas para equipes selecionadas e assessoria do FGV EESP CLEAR para acompanhar, facilitar e prover apoio metodológico à execução das avaliações. Iniciativa organizada com apoio institucional da GEI e do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua I.P.

Conecte-se com
o FGV EESP Clear

Você ou sua organização se interessam por uma ou mais soluções em M&A do FGV EESP CLEAR? Conecte-se com a gente e agende uma reunião com nossa equipe.


    [cf7_extra_fields]

    INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.