Curso para profissionais de M&A do Nordeste está com inscrições abertas

08 de julho de 2023 - 3 min de leitura

por: Equipe FGV Clear

Tags: Avaliação capacitação Curso formação M&A Monitoramento

 

O FGV EESP CLEAR está com inscrições abertas para a primeira edição do Curso para Formadores em Monitoramento e Avaliação (M&A). Integrada ao programa CLEAR Nordeste, a iniciativa se destina a profissionais dos estados do nordeste brasileiro, que já atuam com M&A e gestão baseada em evidências, e desejam desenvolver competências para o exercício da docência na área. Assim, busca-se gerar um efeito multiplicador do conhecimento e prática de M&A. 

As aulas acontecerão em setembro e outubro e tem 40 horas de carga horária total. O curso é composto por dois módulos, um online sincrônico e outro presencial, em Fortaleza (CE) e será ministrado por especialistas da Fundação Getulio Vargas: Lycia Lima, professora da FGV EESP e Vice-diretora do FGV EESP CLEAR; Amanda Arabage, professora da FGV EESP; Gabriela Lacerda, Gerente Executiva do FGV EESP CLEAR; Priscilla Albuquerque Tavares, Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Pesquisa em Educação da FGV EESP); e os pesquisadores do FGV EESP CLEAR, Gabriel Weber, Marília Firmiano e Priscilla Bacalhau. 

As inscrições podem ser feitas até 06 de agosto de 2023, pelo link: https://forms.office.com/r/zKLF8vSC60  

Uma vez aprovado, a participação no curso de Formação de Formadores em M&A estará condicionada à apresentação do certificado de conclusão do curso online assíncrono “Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas“, disponível gratuitamente na plataforma de Educação Executiva da FGV. 

Ao final do curso, os participantes serão capazes de: Lecionar um curso de fundamentos de M&A no contexto da tomada de decisão baseada em evidências; Compreender a importância do monitoramento e avaliação no contexto de tomada de decisão baseada em evidências; Compreender os principais conceitos relacionados ao ciclo de políticas públicas, fundamentos de M&A e os diferentes tipos de avaliação; Utilizar metodologias para o ensino de adultos na disseminação de conhecimentos e práticas de M&A. 

Informações Gerais 

Período de inscrições: de 10/07 a 06/08/2023  

Link para inscrição: https://forms.office.com/r/zKLF8vSC60 

Recebimento da confirmação de participação: 14/08/2023 

Público-Alvo: Profissionais com experiência em M&A sediados em estados do Nordeste, em especial estudantes de pós-graduação, gestores públicos, técnicos dos governos subnacionais do Nordeste e avaliadores. A seleção dos/das participantes levará em consideração o nível de experiência prática e teórica em M&A, experiência prévia com ensino e o interesse em lecionar futuros cursos de M&A em suas instituições e como formadores dos cursos do CLEAR.   

Pré-requisito para participação: Os participantes selecionados deverão realizar o curso online assíncrono “Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas”, com carga horária de 24 horas, disponível gratuitamente na plataforma de ensino à distância da FGV.  Você acessa o curso nesse link: https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/monitoramento-e-avaliacao-de-politicas-publicas 

A participação no curso de Formação de Formadores em M&A estará condicionada à apresentação do certificado de conclusão do curso assíncrono.  

Custo: Não haverá cobrança de taxas de participação. Participantes individuais deverão custear as despesas de viagem e hospedagem para participação no módulo presencial. O FGV EESP CLEAR poderá oferecer um número limitado de bolsas-auxílio de deslocamento e hospedagem, as quais devem ser solicitadas no momento da inscrição.   

Carga horária total: 40 horas, sendo 24 horas online síncrono e 16 horas presencial  

Módulo online síncrono: 12 (doze) sessões com duas horas de duração cada, às terças e quintas-feiras, entre 12 de setembro e 24 de outubro de 2023.    

Datas das aulas: 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de setembro, 3, 5, 10, 17, 19 e 24 de outubro de 2023  

Horário das aulas: 16h às 18h, horário de Brasília    

Módulo presencial: Este módulo incluirá presença de especialistas em avaliação e apresentação das práticas de didática dos participantes, que será avaliada por um comitê de especialistas. O módulo presencial ocorrerá em Fortaleza/CE, nos dias 30 e 31 de outubro de 2023. 

Em caso de dúvidas, escreva para: clear.fgv@fgv.br 

 

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.