gLOCAL 2022 discute desafios e oportunidades para avaliadores no início de suas carreiras

15 de julho de 2022 - 4 min de leitura

por: Equipe FGV Clear

Tags: 2022 Atividade Avaliação Evento gLOCAL Jovens Juventude M&A Monitoramento Semana de Avaliação

Os desafios envolvidos na formação e no início da trajetória profissional em monitoramento e avaliação (M&A) foram o foco de quatro atividades realizadas durante a Semana de Avaliação gLOCAL 2022. Os eventos abordaram caminhos para jovens avaliadores e estudantes adquirirem habilidades e se inserirem no mercado de trabalho, além de dicas e da reflexão sobre o campo e sobre atual o cenário de formação de M&A no Brasil.

Com o objetivo de auxiliar avaliadores em início de carreira, a EvalYouth Brasil organizou no dia 31 de maio o webinar “Oportunidades para jovens emergentes e avaliadores: cursos, eventos, bolsas e grants”. A atividade reuniu as experiências de duas avaliadoras, Jasmin Madueño e Jéssica Sbroglia, respectivamente coordenadora e vice coordenadora da EvalYouth Brasil, e apresentou oportunidades no campo de M&A.

A EvalYouth Brasil é parte da rede EvalYouth Global Network, uma parceria dedicada ao fortalecimento de avaliações de alta qualidade e ao desenvolvimento de habilidades e conexões de avaliadores jovens e emergentes ao redor do mundo. A EvalYouth conta com capítulos regionais e nacionais. O brasileiro está ligado à Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA).

Os participantes do webinar aprenderam como concorrer a bolsas de estudos em cursos e eventos ligados a M&A, formas de aproveitar ao máximo eventos na área, como conseguir oportunidades de trabalho e se envolver em Organizações Voluntárias para Profissionalização da Avaliação (VOPEs, na sigla em inglês) e na própria EvalYouth Brasil.

“Quando a gente começa na avaliação, geralmente não tem um caminho linear. A gente cai de paraquedas em boa parte dos casos e se depara com monitoramento e avaliação”, relatou Jéssica Sbroglia durante sua apresentação. A atividade rendeu frutos: segundo as organizadoras, oito novos interessados participaram da reunião bimestral do capítulo brasileiro da EvalYouth que ocorreu no mês de junho, após a atividade na Semana de Avaliação gLOCAL.

Atividades organizadas pela EvalYouth Brasil foram oportunidade de divulgar o trabalho e a missão da rede e abrir o contato com novos voluntários.

A RBMA, em parceria com o Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) e a EvalYouth Brasil, organizou também no dia 31 de maio a mesa redonda “Competências para a prática de avaliações no Brasil”. A atividade apresentou o projeto da RBMA e da EvalYouth Brasil de mesmo nome da atividade realizada na gLOCAL. A iniciativa visa construir e elaborar uma matriz de capacidades necessárias aos avaliadores e identificar e compreender habilidades necessárias para realizar, gerir ou contratar avaliações no Brasil.

A pesquisa busca identificar os perfis dos profissionais de avaliação brasileiros e indicar quais são as capacidades profissionais requeridas pelo mercado. O planejamento do projeto envolve uma consulta à comunidade avaliativa brasileira sobre os achados e um seminário a ser apresentado no segundo semestre de 2022 com os resultados.

“A gente quer que esse documento seja referência na hora de pensar sobre avaliação, sobre o que o profissional de avaliação deve ter e o contratante deve procurar. Esse documento também será uma referência para os cursos na hora de oferecerem para os alunos uma formação orientada sobre o que é prioridade na formação do avaliador”, explicou Bárbara Lamas, monitora de projeto na Coordenação de Desenvolvimento Profissional da EvalYouth Brasil.

Outro evento organizado pela EvalYouth Brasil foi a mesa redonda “Diálogo EvalYouth Brasil: experiências e aprendizados entre profissionais emergentes e sêniores”, no dia 02 de junho. O evento foi um momento de reflexão sobre cooperação entre avaliadores com mais tempo de carreira e aqueles no início de suas profissões.

Márcia Joppert, diretora da RBMA, trouxe sua experiência e refletiu sobre a importância de garantir a participação da juventude no trabalho de avaliação. “São trocas de habilidades, conhecimentos e olhares. Às vezes a gente está viciado em uma maneira de ver as coisas, mas o jovem traz outro olhar. A gente quer incluir os jovens nas avaliações e que eles façam avaliações, para além de serem objetos das avaliações”, afirmou.

Trecho de apresentação de Márcia Joppert durante atividade na Semana de Avaliação gLOCAL 2022.

“Hoje estou como coordenadora do EvalYouth Brasil por acreditar que mais pessoas precisam ter acesso a esse caminho [no campo de M&A], que para mim foi um divisor de águas. As oportunidades práticas fazem completa diferença na atuação profissional, no entendimento sobre o que é avaliação e sobre o processo. E todas as vezes que eu participo de uma avaliação nova, tenho novos aprendizados”, relatou Jasmin Madueño.

Edward Costa, professor do Departamento de Economia Agrícola e do Programa de Pós-graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará (UFC), chamou atenção para mudanças observadas no ambiente acadêmico. “Um avaliador jovem precisa se perguntar o que a sociedade espera de uma política ou projeto. Sempre falo que meu objetivo não é fazer com que meus orientandos obtenham o título de doutor ou mestre em Economia Rural, mas que eles possam sair da academia com a formação de avaliador, de olhar para uma política pública e saber avaliar”, expôs.

O professor da Universidade Federal do Ceará, Edward Costa, durante sua apresentação na mesa redonda da gLOCAL 2022.

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) trouxe para a gLOCAL 2022, no dia 02 de junho, uma mesa redonda para apresentar criticamente algumas das experiências de formação de pós-graduação em M&A no Brasil, buscando interpretá-las em seus conjuntos, a partir de possíveis interações, confluências e atravessamentos.

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.