Lançamento do primeiro Caderno ReDeCA marca avanço na institucionalização do M&A na América Latina e Caribe
A Rede de Desenvolvimento de Capacidades de Avaliação (ReDeCA) lançou seu primeiro Caderno ReDeCA, publicação voltada ao fortalecimento das práticas de monitoramento e avaliação (M&A) entre bancos e agências de desenvolvimento da América Latina e do Caribe (ALC).
Criada em 2022, a ReDeCA reúne atualmente 26 unidades de M&A de bancos públicos de desenvolvimento da região, formando um espaço de cooperação técnica voltado ao aprimoramento de seus sistemas de avaliação.
O Caderno é resultado de um esforço colaborativo entre os membros da rede, que compartilharam experiências, desafios e boas práticas relacionadas à institucionalização de funções de M&A, à construção de sistemas de indicadores e ao alinhamento entre estratégias institucionais, sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A ReDeCA é uma iniciativa liderada pelo Escritório de Avaliação e Supervisão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (OVE-BID), com apoio do CLEAR-LAC, e conta com a participação de organizações internacionais e profissionais da área de avaliação. A rede se consolida como uma plataforma estratégica para promover a cultura de M&A, ampliar a transparência institucional e fortalecer a prestação de contas no setor público e no financiamento ao desenvolvimento.
Para acessar a edição 1 do Caderno ReDeCa, clique aqui.