Guias: ferramentas para
um direcionamento correto

Solução de apoio à elaboração de guias na temática de monitoramento e avaliação (M&A) de políticas públicas e programas sociais com abordagem prática e pontuada por exemplos de políticas e programas dos parceiros atendidos. Essas publicações, que podem ser impressas ou digitais, são úteis para construir e disseminar conhecimentos de M&A entre um número cada vez maior de profissionais de uma organização, pública ou privada. Isso contribui para o fortalecimento de processos, procedimentos e práticas de uma gestão baseada em evidências e resultados e também para orientar etapas de desenvolvimento, planejamento, desenho e implementação de ações de monitoramento, como coleta e análise de dados, e de avaliação de diversos tipos (executiva, desenho, impacto, etc.).

O serviço é prestado pela equipe técnica do FGV EESP CLEAR a partir da identificação das demandas do parceiro (por meio da realização de um diagnóstico de necessidades ou de reuniões bilaterais). Em seguida, seguindo a lógica da criação de uma trilha de conhecimento, é proposta a elaboração de um ou mais guias dentro das temáticas levantadas conjuntamente. O conteúdo interno que figurará na publicação pode ser customizado de acordo com as necessidades e capacidades internas do parceiro.

Público Alvo

Implementadores, gestores e avaliadores de políticas públicas ou programas sociais, acadêmicos, estudantes, consultores independentes e profissionais da iniciativa privada, do terceiro setor e organizações internacionais e organismos multilaterais.

Benefícios

Disseminação de conhecimentos necessários à gestão pública baseada em evidências a um público ampliado

Contribuição à qualificação de gestores e outros profissionais do ecossistema de M&A

Geração de memória institucional

Fortalecimento de processos e procedimentos relacionados às práticas de M&A

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.