Aplicativo conecta gestores públicos e pesquisadores em prol da avaliação de políticas públicas

23 de setembro de 2022 - 2 min de leitura

por: Equipe FGV Clear

Tags: aplicativo Avaliação Bora Enap Monitoramento

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou em agosto, durante a Semana de Inovação 2022, o pré-lançamento do aplicativo Bora (sigla para Base Online de Relacionamento para Avaliação). O app é uma solução inovadora que funciona como uma vitrine para gestores públicos dos níveis federal, estadual e municipal e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e propicia contatos para a realização de avaliações e trabalhos conjuntos.

A ferramenta funciona na mesma lógica de uma plataforma de relacionamentos online, em que gestores e pesquisadores realizam o cadastro e podem visualizar os perfis uns dos outros. Assim, um gestor que tenha uma política que precisa ser avaliada pode encontrar um pesquisador que esteja buscando uma oportunidade de realizar seu trabalho naquela área. A partir do contato no app, os dois podem iniciar o diálogo. 

“A criação do aplicativo Bora abre uma possibilidade interessante de novas interações entre gestores públicos e pesquisadores, encontros que talvez não fossem possíveis sem o auxílio da ferramenta”, considerou Gabriela Lacerda, gerente de Relações Institucionais do FGV EESP Clear. “Soluções como esta são importantes para alavancar a cultura de geração e uso de evidências no dia a dia da gestão pública”, completou. 

“A ideia é que o aplicativo seja um serviço e o ganho que a gente vai ter é um ganho para a sociedade: fazer multiplicar a cultura de avaliação e de políticas com evidência”, explicou Pedro Masson, coordenador-geral substituto de Ciência de Dados da Enap e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do app. 

O desenvolvimento do Bora teve início em fevereiro de 2022 e foi realizado através de uma parceria entre a Enap e a Universidade de Brasília (UnB), com a participação de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento da instituição de ensino. Após o pré-lançamento em agosto, a equipe de desenvolvimento realiza os últimos ajustes – como a inclusão de um filtro para facilitar as buscas na plataforma. No pré-lançamento, momento em que foi disponibilizado um link para cadastro dos presentes no evento da Semana de Inovação, houve já a adesão de cerca de 50 usuários. 

“É como se atualmente a Enap fizesse esse match da demanda do gestor [a nível federal] com o pesquisador e a gente percebeu que existem outras pessoas fora do nosso radar que estão buscando isso, tanto pesquisadores quanto gestores. O aplicativo cria certa autonomia. A Enap vai entrar só com a plataforma. Acho que a grande ideia é que coloca pesquisador e gestor em pé de igualdade”, afirmou Masson. 

O lançamento oficial está programado para acontecer entre o fim de setembro e início de outubro de 2022. O aplicativo estará disponível para download gratuito na Google Play Store e na App Store. 

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.