Curso de Avaliação de Desenho propicia troca de experiências entre gestores públicos da região Nordeste do Brasil

22 de novembro de 2021 - 3 min de leitura

por: Equipe FGV Clear

Tags: Avaliação Clear Nordeste Evidência gestores públicos Monitoramento Políticas públicas Programa Clear Nordeste

Victor Corrêa, jornalista e assistente de pesquisa do FGV EESP Clear

O Programa Clear Nordeste segue avançando no objetivo de ampliar conhecimentos e capacidades de monitoramento e avaliação de políticas públicas na região Nordeste do Brasil. Gestores públicos da região e técnicos de agências de cooperação e desenvolvimento participaram nas últimas duas semanas do Curso de Avaliação de Desenho. O curso foi ministrado pela equipe do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil (FGV EESP Clear).

Participantes do Curso de Avaliação de Desenho e equipe do FGV EESP Clear reunidos no 1º dia de atividades.

Foram quatro encontros, entre os dias 9 e 18 de novembro, totalizando oito horas de formação. O curso teve participação de técnicos dos governos estaduais de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, além da Prefeitura de Recife (PE) e profissionais da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Consórcio Nordeste.

As aulas abordaram desde temas introdutórios, como a definição de M&A e de políticas públicas baseadas em evidências, até ferramentas para a realização de uma avaliação de desenho, por que esta modalidade de avaliação é importante e como ela contribui com a gestão pública guiada por resultados. Os temas foram trabalhados de acordo com as experiências dos participantes e os desafios enfrentados localmente.

“O curso traz objetividade no desenho da política. Os conhecimentos, a metodologia e as ferramentas utilizadas vão nos auxiliar com eficácia na proposta de um desenho assertivo, com foco no problema e objetivos”, considerou Christiany Patriota, gestora do Núcleo de Gestão por Resultados na Educação da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco (Seplag/PE). Ela completou que o curso “cumpre o papel de orientar nas transformações sociais que buscamos gerar, causando impactos positivos visando atingir a finalidade da política pública”.

Um componente importante do curso foi o diálogo entre os gestores públicos, que compartilharam experiências e ideias ao longo dos encontros. Este aspecto foi ressaltado por Fernanda Caires, pesquisadora do FGV EESP Clear e facilitadora do curso: “É muito bom saber as ações que os estados [da região Nordeste] têm realizado. Essas oportunidades que o Programa Clear Nordeste tem proporcionado trazem isso, de nos mostrar o que os estados têm feito. É de uma riqueza muito grande essa troca”.

“Eu acho que todo mundo que se envolve nesse trabalho tem essa missão e essa vontade de fazer o melhor para o nosso estado e o nosso país. Saber que tanta gente pensa assim é bem gratificante”, pontuou Rebeca Lima, diretora de Estudos Econômicos e Sociais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (Seplag/PI), no encerramento do curso.

Roberto de Oliveira, colega de Christiany Patriota no Núcleo de Gestão por Resultados na Educação da Seplag/PE, ressaltou que “o curso de Avaliação de Desenho vai contribuir, e muito, não apenas com o Pacto pela Educação (PPE) como também com iniciativas que o suportam. O curso ainda proporcionou um rico intercâmbio com outros gestores públicos do Nordeste e isso pode originar várias parcerias futuras”.

Trecho do Curso de Avaliação de Desenho, realizado em novembro de 2021.

O Programa Clear Nordeste

Lançado em julho de 2021, o Programa Clear Nordeste visa contribuir para o avanço da cultura de monitoramento e avaliação (M&A) de políticas e programas públicos no Nordeste brasileiro. Até o momento, além do evento de lançamento aberto ao público, foram realizados encontros de planejamento com representantes de governos e com universidades e instituições de pesquisa da região, e oficina sobre sistemas de M&A.

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.