Curso para Formadores em M&A: Com modelo inédito, FGV EESP CLEAR busca disseminar a cultura de políticas informadas por evidências 

12 de dezembro de 2023 - 4 min de leitura

por: Equipe FGV Clear

Tags: Curso Curso para Formadores disseminação M&A nordeste ToT treinando treinadores

Participantes e equipe do FGV EESP CLEAR no módulo presencial do Curso para Formadores em M&A

O Curso para Formadores em Monitoramento e Avaliação (M&A) realizado entre os meses de setembro e outubro pelos pesquisadores do FGV EESP CLEAR marca uma iniciativa inédita do Centro na capacitação de instrutores. Composto por 12 encontros virtuais e dois dias de atividades presenciais, totalizando 40 horas de formação, o curso faz parte do Programa CLEAR Nordeste, reunindo 26 profissionais atuantes em políticas públicas fundamentadas em evidências e M&A na região. 

O projeto surge em resposta à crescente demanda por tomadas de decisão com base em evidência no Nordeste, seja no governo, organizações não governamentais ou entidades sem fins lucrativos. “Para atender essa demanda, é preciso desenvolver capacidades em monitoramento e avaliação. Precisamos de mais profissionais em avaliação: profissionais que vão apoiar governos e instituições na geração e uso de evidências para tomar as melhores decisões sobre uma iniciativa ou programa”, explica Priscilla Bacalhau, pesquisadora do FGV EESP CLEAR e coordenadora do curso. 

Maria Teresa Araújo de Lima em atividade do módulo presencial do Curso para Formadores em M&A

Uma das participantes da primeira turma, Maria Teresa Araújo de Lima, da Secretaria Executiva de Gestão Estratégica do governo de Pernambuco, destaca a oportunidade de desenvolvimento no campo da avaliação como um dos motivos que a impulsionaram a realizar o curso. Ela ressalta que esse desenvolvimento terá um impacto direto em suas atividades profissionais, “Estamos desenvolvendo projetos que envolvem construção de carteira de projetos e de políticas públicas. Então, a gente já vai trazer uma aplicabilidade imediata dos aprendizados em nossa rotina”. 

Kilvia Mesquita no Curso para Formadores em M&A

Na mesma linha, Kilvia Mesquita, professora da Universidade Federal do Ceará, aponta que os conceitos abordados contribuem para ampliar sua compreensão e clareza sobre atuação na área. Trabalhando com monitoramento em sua pesquisa de pós-doutorado, ela destaca que a formação terá impactos significativos e rápidos em seu trabalho. “Ao conversar com o gestor, consigo apresentar não apenas o que faço, mas também a sua importância. Para ele, a diferença reside entre realizar uma gestão no escuro ou com instrumentos validados. Ou seja, possibilita tomar decisões a partir de uma pesquisa robusta, faz toda a diferença na gestão”.

A primeira parte do curso foi conduzida de maneira online e síncrona. Nessa etapa, os facilitadores se dedicaram à apresentação e discussão de temas relacionados ao uso de evidências no ciclo da política pública, tipos de avaliação e à aplicação dessas evidências na tomada de decisão. Além dos conhecimentos em M&A, as aulas também abordaram os princípios da andragogia, que se dedica ao estudo do processo de ensino-aprendizagem para adultos, e incluíram discussões sobre os benefícios e desafios no uso de metodologias de aprendizagem ativa. Dessa forma, os participantes tiveram acesso a ferramentas que podem auxiliá-los na disseminação dos conhecimentos e práticas em M&A. 

“Os participantes puderam vivenciar métodos de aprendizagem ativa e refletir sobre como os adultos aprendem. Esses são elementos que contribuem para um treinamento efetivo e que os participantes poderão, portanto, utilizar em suas iniciativas de disseminação de conhecimentos e práticas de M&A”, aponta Priscilla Bacalhau. 

Encontro presencial: o fortalecimento de uma rede

O fechamento do curso ocorreu com um módulo presencial, em Fortaleza, nos dias 30 e 31 de outubro. Nesses encontros, os participantes ministraram aulas sobre tópicos de M&A. “Foi o momento de tirar do papel e colocar em prática. Foi um desafio de aplicar em um grupo que já tem uma base de conhecimento”, classificou Flávia Talita Simões, gestora governamental na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco. 

Flavia_Curso para Formadore

Flávia Talita Simões no Curso para Formadores em M&A

Além disso, as participantes enfatizam que o encontro foi essencial para fortalecer a rede entre os profissionais. “O meu sentimento é que expandimos o ecossistema de M&A, e construímos uma rede no Nordeste para poder desenvolver a temática de M&A”, indica Maria Teresa de Lima. Já Kilvia Mesquita afirma que o fechamento ocorreu com “chave de ouro”, pois “cria uma rede de monitores no Nordeste, de técnicos e pesquisadores que vão trabalhar com M&A e que estão na região”. A pesquisadora não tem dúvida de que a formação contribuirá para melhores políticas públicas para a região. 

Dessa forma, o curso é um passo importante na criação de capacidades e um ecossistema de M&A no nordeste do país.  “A rede de profissionais de M&A do Nordeste formada no curso continuará ativa. O CLEAR irá realizar acompanhamentos periódicos dos participantes para mapear como eles vêm aplicando os conhecimentos desenvolvidos durante o curso. além disso, as conexões entre os participantes realizadas no curso têm potencial de fortalecer seus desenvolvimentos individuais e impulsionar as suas carreiras”, conclui Priscilla Bacalhau. 

Equipe do FGV EESP CLEAR nos eventos presenciais do curso (da esq. para direita):Marília Firmiano, Priscilla Bacalhau e Cecília Florentino.

 

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.