Infográfico: Ciclo da Política Pública

01 de setembro de 2021 - 1 min de leitura

por: Equipe FGV Clear

Tags: Avaliação Ciclo gestão pública Políticas públicas

O ciclo da política pública é uma forma de enxergar as diferentes etapas de criação e execução de um programa governamental. Os infográficos aqui reunidos foram criados para ajudar a entender melhor cada um desses passos!

Na primeira etapa, gestores e gestoras identificam o problema público a ser enfrentado pela política, suas causas e consequências. É muito importante entender o problema em detalhes para que ele possa ser resolvido ou mitigado da melhor forma possível.

Problema identificado, é possível avançar para a formulação da política pública, considerando como os insumos, recursos e as atividades disponíveis podem produzir as mudanças esperadas e alcançar os objetivos planejados.

É na fase de implementação da política pública que se coloca em prática o planejamento pensado nas fases anteriores e que são produzidos os resultados concretos, que almejam beneficiar o maior número de pessoas ou um público-alvo focalizado.

Após a implementação, gestores e gestoras podem avaliar se a política gerou os resultados esperados para resolver os problemas identificados anteriormente, quais foram as barreiras encontradas e quanto precisou ser investido para alcançar esse impacto. 

Por último, com os resultados da avaliação, os gestores têm como decidir, com base em evidências, se a política pública será continuada, modificada, ampliada ou até descontinuada. É sempre importante pontuar que há diferentes tipos de avaliação. Elas não são aplicadas somente após a implementação da política pública, mas podem ser úteis ao longo de todo esse ciclo que acabamos de apresentar.

A missão do FGV EESP Clear é ajudar governos e trabalhar em parceria com organizações da sociedade civil e com a academia para que esse ciclo de políticas públicas seja sempre permeado por processos avaliativos robustos e pelo uso de evidência nos momentos importantes de tomada de decisão.

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.