Infográfico: Avaliação do programa Primeira Infância Melhor (PIM)

03 de novembro de 2022 - 1 min de leitura

por: Equipe FGV Clear

Tags: Avaliação infográfico PIM Primeira Infância Melhor

O infográfico desta página reúne alguns dos principais achados da avaliação longitudinal experimental conduzida pela equipe do FGV EESP Clear para mensurar os impactos do programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, entre seus beneficiários. A pesquisa levantou os efeitos do programa no desenvolvimento infantil, na parentalidade e no acesso das famílias a serviços básicos.

Os eixos de atuação do PIM são vigilância e promoção do desenvolvimento integral infantil, interação parental positiva e articulação em rede. A atuação do PIM se dá por meio de visitas domiciliares e atividades grupais periódicas de viés lúdico, que são realizadas a partir de planos singulares de atendimento, e da articulação de ações em rede.

O PIM é uma política pública referência no atendimento à primeira infância. A avaliação realizada pelo FGV EESP Clear é financiada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e pela Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado da FGV.

Acesse o infográfico em formato PDF clicando aqui.

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.