Por um futuro sem racismo: artigo da pesquisadora Priscilla Bacalhau reflete sobre educação antirracista

24 de janeiro de 2023 - 1 min de leitura

por: Equipe FGV Clear

Tags: antirracismo antirracista Educação escola racismo

Em novo artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, a pesquisadora do FGV EESP Clear Priscilla Bacalhau aborda a temática da educação antirracista. Ela reflete sobre a necessidade de garantir que as escolas sejam espaços para a discussão e desconstrução do racismo estrutural e das diferentes formas de opressão vivenciadas no ambiente escolar e fora dele, trazendo a família e a comunidade para este processo.

“Nas políticas educacionais, a prática antirracista deve estar no sistema de financiamento, na formação permanente de educadores, no regime de colaboração entre redes e na elaboração de indicadores para monitoramento e avaliação. No nível da escola, gestores e professores precisam liderar uma mobilização da comunidades escolar, incluindo as famílias, realizar o diagnóstico de situações racistas e trabalhar com materiais sobre o tema de forma transversal e interdisciplinar”, escreveu no artigo.

Estudantes em escola estadual do Espírito Santo. Foto: Sedu/Governo do ES

Este é o segundo de uma série de três artigos publicados por Priscilla Bacalhau na Folha de S. Paulo. Leia o primeiro, sobre desigualdades na educação, clicando aqui.

Leia aqui o artigo na edição online do jornal. Abaixo, confira o artigo como foi publicado na edição impressa do jornal no dia 19 de janeiro de 2023:

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.