Folha de S. Paulo: Priscilla Bacalhau aponta caminhos para enfrentar desafios educacionais históricos

01 de fevereiro de 2023 - 1 min de leitura

por: Equipe FGV Clear

Tags: Brasil Desafios Educação escola evidências Folha de S. Paulo

No terceiro artigo de uma série publicada no jornal Folha de S. Paulo, a pesquisadora do FGV EESP Clear Priscilla Bacalhau faz uma reflexão olhando para o futuro da educação e possíveis caminhos para enfrentar problemas educacionais históricos e persistentes. Tais questões incluem a desigualdade de acesso e o desinteresse dos jovens pela escola. Ela aponta alguns passos necessários, que incluem o conhecimento aprofundado do problema e a consideração de informações e evidências provenientes de diferentes fontes, inclusive dos próprios alunos e professores.

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

“Deve-se reconhecer os avanços, mas também os complexos desafios. Não adianta repetir que não existe bala de prata nem continuar buscando soluções prontas e ignorar as evidências que vêm do chão da escola”, ressalta Priscilla Bacalhau. O artigo pode ser acessado no portal do jornal Folha de S. Paulo ou pode ser conferido na íntegra, como publicado na edição impressa, abaixo.

Este é o terceiro artigo da pesquisadora na Folha de S. Paulo. Cada um deles abordou desafios para a educação no Brasil atualmente. O primeiro focou nas desigualdades na educação e o segundo falou sobre educação antirracista.

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.