Relatório de Atividades 2015-2021 apresenta destaques da história do FGV EESP Clear

15 de dezembro de 2021 - 1 min de leitura

por: Equipe FGV Clear

Tags: Avaliação M&A Monitoramento relatório

O Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil (FGV EESP Clear LAB) lançou o Relatório de Atividades 2015-2021. O material revela como foi a atuação do Centro desde sua criação no sentido de apoiar o desenvolvimento e a consolidação da cultura, capacidades e sistemas de monitoramento e avaliação (M&A) de políticas públicas nos países africanos de língua portuguesa e no Brasil. 

Neste período, foram realizadas mais de 200 atividades, distribuídas em um portfólio de 65 projetos. Também foram construídas e consolidadas parcerias importantes com o poder público em níveis local, regional e federal, organizações sociais e o setor privado em todos os países que contam com a atuação da equipe do FGV EESP Clear LAB. 

Alguns destaques deste período incluem, por exemplo, o apoio à produção dos primeiros guias de avaliação do governo federal brasileiro que orientam práticas avaliativas em escala nacional, o esforço que resultou na institucionalização, por legislação estadual, do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo em 2017, o processo consistente de engajamento dos países luso-africanos na construção de capacidades de avaliação e a construção do sistema de M&A de Cabo Verde de 2019 até hoje. 

Para conhecer mais sobre nosso trabalho, acesse o Relatório completo:

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.