Olhar global de M&A:
Iniciativa Clear e GEI

A Iniciativa Clear, criada em 2010, é um programa de desenvolvimento de capacidades em monitoramento & avaliação (M&A) que congrega instituições acadêmicas e parceiros doadores de modo a contribuir para o uso de evidências na tomada de decisões em países em desenvolvimento. O nome “Clear” tem origem na sigla em inglês para Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados (Centers for Learning in Evaluation and Results).

Tem crescido, em todo o mundo em desenvolvimento, a demanda por tomadas de decisão baseadas em evidências. Por meio de produtos e serviços harmonizados e adaptados, os seis centros regionais CLEAR visam construir sistemas e estruturas sustentáveis ​​de M&A nos países onde atuam.

Os centros CLEAR têm uma maneira única de desenvolver capacidade por meio da colaboração com parceiros locais, incluindo agências governamentais, instituições acadêmicas, organizações da sociedade civil e instituições privadas.  Eles também se empenham em compartilhar experiências com objetivo de aprimorar as capacidades coletivas e de fomentar o desenvolvimento da capacidade de avaliação (ECD, Evaluation Capacity Development) em nível local, nacional e regional.

Os seis centros regionais CLEAR priorizam a colaboração Sul-Sul e são apoiados por instituições acadêmicas de prestígio reconhecidas por sua excelência no campo da avaliação. Os centros são coordenados por meio da Iniciativa Global de Avaliação (GEI), que administra o financiamento de doadores, oferece orientação estratégica e promove aprendizado e colaboração em nível global.

Por sua vez, a GEI é uma rede global de organizações e especialistas que apoiam governos de países em desenvolvimento no fortalecimento do monitoramento, avaliação e uso de evidências em seus países. A GEI concentra seus esforços em ações locais alinhados com as necessidades, objetivos e perspectivas locais.

A GEI espera ser um catalisador, reunindo os principais atores e especialistas no campo da avaliação para ajudar os governos dos países em desenvolvimento a colocar as evidências no centro da tomada de decisões. A GEI espera desempenhar atuar fortemente na promoção da geração de conhecimento de M&A e compartilhar esse conhecimento global e localmente, para que o conhecimento gerado em um país do mundo seja disponibilizado a outros, contribuindo para um maior aprendizado e eficácia. 

A GEI entende que as evidências coletadas no processo de monitoramento e avaliação podem ser uma bússola poderosa para o futuro – orientando e direcionando abordagens, identificando problemas desde o início, ajudando a corrigir o curso e, em última análise, fornecendo melhores resultados.

Os integrantes da GEI se beneficiam das experiência uns dos outros e trabalham juntos para reunir recursos, identificar sinergias e ampliar as intervenções e abordagens que estão funcionando. A diversidade da rede traz muitos pontos de vista para a mesa e ajuda a fornecer suporte informado por sucessos globais, mas adaptado às necessidades e contextos específicos de cada país.

Conheça os demais centros regionais da Iniciativa Clear:

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.