Jovens avaliadores têm oportunidade de aprendizado prático no FGV EESP CLEAR

28 de fevereiro de 2023 - 4 min de leitura

por: Equipe FGV Clear

Tags: Avaliação Avaliadores GEI Jovens Programa

O moçambicano António Machava e o brasileiro Gustavo Costa participaram, ao longo do segundo semestre de 2022, da primeira edição do Programa de Aprendizagem Prática para Jovens Avaliadores, que promoveu treinamento prático em técnicas e ferramentas de Monitoramento e Avaliação (M&A) de políticas públicas e programas sociais. O projeto foi uma parceria da Iniciativa Global de Avaliação (GEI) com os Centros da Iniciativa Clear, da qual o FGV EESP CLEAR é parte. 

A ideia do programa foi contribuir para que os jovens profissionais aperfeiçoassem seus conhecimentos e adquirissem novas habilidades, colaborando para sua inserção no mercado de trabalho. Ao auxiliar no desenvolvimento de tais habilidades, a GEI busca fortalecer o quadro profissional de avaliadores em todo o mundo. O programa contribui, assim, com um dos grandes objetivos da GEI e da Iniciativa CLEAR, que é o de contribuir para o desenvolvimento de capacidades em M&A nos países em desenvolvimento. 

Participar da primeira edição do programa foi uma experiência muito enriquecedora. Tivemos oportunidade de trabalhar com jovens profissionais baseados em regiões diferentes, e fora do eixo do Sudeste brasileiro, onde nosso Centro está alocado fisicamente”, considerou Lara Mesquita, coordenadora executiva do FGV EESP CLEAR. “O retorno que recebemos dos jovens avaliadores foi muito positivo, e na nossa avaliação essa foi uma experiência de trocas nos dois sentidos, de mão dupla, nosso trabalho e nossa equipe permanente também se beneficiaram das novas perspectivas e experiências diversas que os jovens avaliadores que estiveram conosco traziam”, completou. 

“Aprender e praticar” 

António Machava já trabalhava no campo de M&A há três anos antes de ingressar no programa, tendo atuado com pesquisa, coordenação de projetos e na condução de avaliações em diferentes iniciativas em seu país natal, Moçambique. Nestes trabalhos, tinha tido oportunidade de atuar com coleta de dados, elaboração de relatórios e apresentação de resultados, entre outros tópicos.

Machava  já era um participante ativo das sessões de aconselhamento de carreira p2p+, organizada pela Eval Youth, em português. Ele ficou sabendo do programa de Jovens Avaliadores através de um post do FGV EESP CLEAR no LinkedIn. No escopo do programa de formação de jovens avaliadores, ele participou de assessorias de avaliação junto ao Governo de Moçambique e do trabalho do CLEAR de apoiar o fortalecimento do Subsistema de M&A moçambicano. 

Eu tinha várias lacunas no campo de M&A, mas minha supervisora no CLEAR me ajudou a solucioná-las. Em relação às soft skills, eu aprendi com profundidade sobre os passos-chave no desenho de avaliações. A parte mais animadora desta experiência, para mim, é aprender e praticar ao mesmo tempo”, compartilhou Machava. Com base as habilidades aprendidas durante os meses de participação no programa, agora ele planeja se aprofundar no campo e se tornar um gerente de avaliação. 

Pensar coletivamente sobre M&A 

O brasileiro Gustavo Costa é graduado em Gestão de Políticas Públicas e mestre em Direitos Humanos. Seu primeiro contato com o campo de M&A foi por meio de um programa de trainee em Gestão Pública, quando foi alocado em um trabalho temporário na Secretaria de Planejamento e Orçamento do Estado do Maranhão, onde ficou responsável por coordenar três metodologias de avaliações, a avaliação de desenho, avaliação de impacto e avaliação de gestão. 

Desde então, percebi que o M&A era o tema que mais conectava os diversos conhecimentos e capacidades que eu tinha, além de ser um tema que é capaz de mudar a realidade dos governos e terceiro setor, gerando impacto social em várias áreas”, afirmou. Ele também ficou sabendo sobre o programa Jovens Avaliadores através das redes sociais. 

No FGV EESP CLEAR, ele apoiou as assessorias em avaliação, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), das políticas selecionadas pelo Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP) do Governo Federal brasileiro. Além disso, Costa contribuiu com a pesquisa iniciada em dezembro para mapear as práticas de avaliação no Brasil e com a aplicação do instrumento MESA (sigla para Ferramenta de Análise de Sistemas de Monitoramento e Avaliação) junto a gestores da Prefeitura do Recife. 

“A participação em grupos de estudos do CLEAR, nos quais discutimos textos sobre M&A e políticas públicas, me faz sentir lapidando meus conhecimentos. Debater M&A com pessoas de diferentes idades, etapas da vida acadêmica e opiniões permite entender de forma mais sólida os conceitos. Hoje, consigo compreender melhor os conceitos de programa, projeto, política pública, entre outros que costumam ser confusos no contexto brasileiro”, disse.  

Para saber mais informações acerca do programa de jovens avaliadores, confira:  

https://www.globalevaluationinitiative.org/blog/meet-first-cohort-geis-new-hands-learning-program-young-and-emerging-evaluators 

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.