Resultados da avaliação do PIM são apresentados no Seminário Internacional da Primeira Infância

09 de novembro de 2022 - 3 min de leitura

por: Equipe FGV Clear

Tags: Avaliação PIM Política Pública primeira infância Primeira Infância Melhor Rio Grande do Sul

O XVI Seminário Internacional da Primeira Infância, realizado nesta segunda-feira (07) em Porto Alegre (RS), foi palco para a apresentação dos resultados da avaliação de impacto do programa Primeira Infância Melhor (PIM), política pública do Rio Grande do Sul referência no atendimento à primeira infância no Brasil. A apresentação foi realizada por Gabriel Weber Costa, pesquisador em nossa equipe. Além disso, a pesquisadora Camila Soares apresentou palestra com evidências internacionais sobre a influência do bairro para o desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida.

O Seminário teve transmissão online e fez parte da XX Semana do Bebê do Rio Grande do Sul, realizada pela Secretaria de Saúde estadual. Clique aqui para assistir ao evento na íntegra.

“Nosso objetivo desde o começo era estudar os impactos da promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância. A gente queria estudar se o PIM consegue alcançar seus objetivos e promover o desenvolvimento infantil das crianças, as habilidades parentais, a parentalidade positiva entre os beneficiários”, explicou Gabriel, que defendeu sua tese de doutorado analisando os resultados dessa avaliação. 

A avaliação do PIM vem sendo conduzida pelo FGV EESP Clear desde 2017, com financiamento da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e da Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado da FGV. Durante a apresentação, Gabriel apresentou a metodologia utilizada, o passo a passo da pesquisa e o histórico do trabalho entre o FGV EESP Clear e a equipe do PIM. 

Os achados da avaliação indicam que o PIM tem efeitos positivos sobre o desenvolvimento das crianças beneficiárias, com ganhos em habilidades motoras finas, que incluem a coordenação e movimentos dos dedos e mãos, por exemplo. Além disso, há evidências de impacto positivo em aspectos relacionados à parentalidade, como diminuição no uso de punições físicas e aumento no tempo que o cuidador passa com a criança. Conheça os principais achados no infográfico abaixo, também disponível aqui. 

Karine Verch, coordenadora de pesquisas do PIM, compartilhou que, “para nós, do PIM, essa pesquisa é muito cara pelo resultado que nos dá. Desde 2017, a gente tem crescido muito com essa parceria. A gente se reinventa cada vez que a gente tem uma conversa com a equipe da FGV e da Fundação [Maria Cecília Souto Vidigal]”. “Para nós, é muito importante porque está nos fazendo crescer como política pública de forma muito acelerada. Ver esses resultados em plena pandemia é outra coisa que nos dá muito orgulho”, completou  

“A gente sabe o quanto programas como o PIM podem fazer a diferença para que as crianças de fato sejam prioridade absoluta e tenham a oportunidade de se desenvolver. E esse direito só é garantido se todos nós e as políticas públicas estiverem ativas, atuantes e sem cessar alcançando cada uma dessas famílias. E se a gente não mensura, a gente nunca vai conseguir melhorar as nossas práticas”, considerou Marina Chicaro, diretora de Conhecimento Aplicado da FMCSV. 

A importância do bairro para o desenvolvimento infantil 

A pesquisadora do FGV EESP Clear Camila Soares participou do Seminário apresentando evidências internacionais sobre a influência do bairro para o desenvolvimento integral na fase da primeira infância. A apresentação foi baseada em artigo desenvolvido para o Núcleo de Ciência pela Infância, do qual ela é uma das autoras. 

“A gente precisa entender a primeira infância como uma questão urbana e pensar como importa onde a criança cresce”, explicou Soares. Ela destacou que refletir sobre o local onde as crianças crescem é especialmente relevante no contexto brasileiro, onde há marcadamente uma alta desigualdade social e espacial. Isso significa que as pessoas mais pobres vivem em bairros com menor acesso e piores serviços básicos. Essa população fica exposta a condições que contribuem para perpetuar a situação de pobreza. 

O artigo completo que baseou a apresentação está disponível aqui 

O PIM 

O PIM é uma política pública da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul que busca apoiar o desenvolvimento integral na primeira infância, a parentalidade positiva e a integração com a rede de serviços. A atuação é através de visitas semanais às famílias para promover interações parentais qualificadas a partir de atividades com viés lúdico personalizadas para cada faixa etária. Implementado em 2003, o PIM se tornou lei estadual em 2006 e é inspiração para projetos similares em outros estados brasileiros.

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER.