Disciplina da FGV EAESP dissemina Monitoramento e Avaliação entre futuros profissionais
Na última semana de julho de 2020, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) reuniu virtualmente 60 jovens para discutir a importância do Monitoramento e Avaliação (M&A) no processo de formulação de políticas públicas. Idealizada por Lycia Lima, professora do curso de Graduação em Administração Pública da FGV EAESP e vice-diretora do FGV EESP Clear, a disciplina “O que funciona em políticas públicas? Evidências nacionais e internacionais”, foi ofertada pela primeira vez em julho deste ano.
Com caráter prático, os alunos de diferentes cursos da FGV tiveram a oportunidade de refletir conjuntamente sobre problemas sociais e caminhos para solucioná-los. Os próprios estudantes indicaram problemas para os quais gostariam de pensar soluções e foram divididos em grupos com a missão de apresentar, ao final da disciplina, projetos para resolver tais questões. Elas incluem, por exemplo, desemprego, desigualdade de gênero e falta de acesso a serviços de saúde pública.
A primeira aula da disciplina introduziu aos alunos conceitos-chave sobre M&A e sua importância no ciclo das políticas públicas.
“Essa disciplina faz parte missão de disseminar a importância do M&A na formulação de políticas públicas e de formar jovens avaliadores e gestores públicos. É importante que os jovens profissionais já tenham essa consciência e aprendizado”, considera Lycia Lima.
Além da abordagem prática, a disciplina ressaltou a importância da carga teórica, incluindo leituras de manuais e pesquisas acadêmicas para guiar os projetos em grupo. A programação das aulas contou com debates e palestras de convidados que ajudaram a refletir conjuntamente como os temas aprendidos se aplicam no cotidiano em diferentes áreas temáticas.
O estudante da Graduação em Direito da FGV Martin Shores conta que, antes das aulas, nunca havia tido contato com M&A. Para ele, “o conteúdo é de grande importância, não só para profissionais em formação, mas também para cidadãos brasileiros que precisam exigir mais de seus gestores públicos”. E completou: “Recomendo a disciplina a todos, particularmente aos meus colegas de direito que precisam entender esse lado da administração pública e o papel que todos têm coletivamente no desenvolvimento do nosso país”.
Já Gabriela Pinheiro, estudante da Graduação em Administração Pública da FGV EAESP, conta que a disciplina ajudou a aprofundar os conhecimentos prévios que ela tinha sobre M&A. “Gostei bastante de saber dos métodos e os exemplos de avaliação. É uma disciplina fundamental para nós que queremos trabalhar na gestão pública”.
As aulas contaram com o apoio das pesquisadoras do FGV EESP Clear Juliana Camargo, Camila Soares e Marina Ribeiro, que auxiliaram na condução dos trabalhos em grupo. O sucesso da disciplina em disseminar a importância das práticas de M&A e da formulação de políticas públicas com base em evidências contribui diretamente com os objetivos da Iniciativa Clear, uma rede global abrigada pelo Grupo Independente de Avaliação (IEG) do Banco Mundial.